Aqui na nossa cidade tem pinguim gigante?

Aqui na nossa cidade tem pinguim gigante?

Não?

Não?

Nossa!!

Nossa!!

Então atropelei uma freira :/

Então atropelei uma freira :/

Diga não ao Cyberbullying

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Galera hoje nós vamos falar de uma assunto super sério e que precisa da atenção de todos, o cyberbulling.
Gente essa semana eu estava lendo uma reportagem sobre cyberbullying, vi um caso que me deixou muito chocada.




Alguns casos de bullying que terminaram em tragédia:
Colorado (EUA), 1999
Os estudantes da Columbine High School, Eric Harris, 18 anos, e Dylan Klebold, 17, mataram 12 colegas e um professor e cometeram suicídio em seguida. A história motivou o documentário ‘Tiros em Columbine’, de Michael Moore, que ganhou o Oscar em 2003.

São Paulo, 2003
Edmar Aparecido Freitas, 18 anos, era motivo de zombaria dos colegas de classe desde os sete anos de idade. Em 2003, ele foi ao colégio em que estudou armado com um revólver, atingiu nove pessoas e depois se matou.

Virgínia (EUA), 2007
O estudante coreano Cho Seung-hui, 23 anos, invadiu a universidade de Virgínia Tech, nos Estados Unidos, matou 30 pessoas e se suicidou                                http://fotolog.terra.com.br/bullying:8



Depois disso me veio a idéia de alertar a vocês um pouco mais sobre esse "crime"



O que é bullying?
 É um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais , praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo.

No uso coloquial "acossamento", ou entre falantes de língua inglesabullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:

  1. o comportamento é agressivo e negativo;
  2. o comportamento é executado repetidamente;
  3. o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.



O que é cyberbullying?
 Ainda não existe um termo em português que possa definir o termo cyberbullying, mas a palavra cyber está se referindo ao uso da tecnologias em certas práticas e Bullying é o mal hábito de alguns agressores,  intimidarem e agredirem pessoas incapazess de se defender.
O cyberbullying é uma melhora, uma maneira mais avançada de se cometer o bullying. Isso se resume  no uso da tecnologia ( internet, celulares ) para humilhar, intimidar, constranger ou agredir fisica ou psicologicamente alunos, pessoas desconhecidas ou até mesmo professores, através de comportamentos intencionais, repetidos e hostis.
Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o  bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos. 




Motivos que tornam o cyberbullying pior do que o cyberbullying
Existem três motivos principais que tornam o cyberbullying pior que o bullying:
- No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restritos ao espaço escolar, agora eles podem atingir qualquer espaço, a qualquer momento, assim atormentando a vítima o tempo todo.
- Os jovens se expoem mais do que devem em páginas de internet e mensagens de aparelhos de  celulares.
- A internet complica a indentificação dos supostos agressores, amentado a sensação de inpotência e incompetência.


Agora que nós já sabemos um pouco mais sobre esse tipo de agressão vamos evitá-los e sempre tomar alguma providência quando possível!


Diga não ao Cyberbullying!

0 comentários:

Postar um comentário